sábado, 14 de agosto de 2010

Um novo desafio para os líderes

                                          Fonte: Google Imagens

Nesta primeira semana de aula realizei um trabalho em grupo com as turmas de 1º. Período do Curso de Gestão em Recursos Humanos na Faculdade IBGM para identificar, na disciplina de “Liderança e Motivação” o que eles esperam no comportamento de um líder e nas práticas de RH das empresas. Esse exercício realizado em grupos, revelou as expectativas, aspirações e desejos desses jovens recém-chegados na faculdade sobre o modelo de gestão da liderança e das empresas no campo da motivação. O cenário desenhado pelos jovens revelou as 05 (cinco) principais características do líder e as 05 (cinco) práticas de motivação que uma empresa deveria adotar para realizar uma boa gestão de pessoas.

LÍDER IDEAL

1.      Comunicação (crítico, linguagem clara e objetiva, saber ouvir e dar feedback)

2.     Relacionamento interpessoal (ser parceiro, trabalhar em equipe, humilde e flexível)

3.      Conhecer o negócio da empresa (visão estratégica, criativo e planejamento)

4.       Motivador (reconhecer e incentivar as pessoas)

5.      Ético (lealdade, confiança, respeito e justo)

MELHORES PRÁTICAS

1.       Remuneração justa (campanhas de incentivo)

2.      Plano de Carreira (Promoções)

3.       Reconhecimento (valorizar as pessoas em público)

4.       Capacitar (estimular e promover treinamentos para as equipes)

5.       Condições de trabalho (saúde, benefícios e segurança física/emocional)

O dado que nos chama atenção no perfil do “Líder ideal” é o número elevado de atitudes comportamentais no campo “humano”. A comunicação e o relacionamento em parceria com  a atitude ética e motivadora do gestor consolida um novo desafio no campo de atuação da liderança. Outro dado é a transição da admiração intelectual do líder, aquele que tem “competência técnica” para o líder que entende do negócio da empresa. Os colaboradores estão construindo um novo traço de identificação nos seus líderes, esse pautado numa visão mais intra-empreendedora nas empresas, um líder que saiba de relacionar e desenvolver pessoas, mas que também contribua decisivamente para negócio da empresa.

Jorge Gomes, psicólogo, analista organizacional e professor da Faculdade IBGM. Mestrando em Psicologia Clínica na Unicap.

www.twitter.com/jorhge 

Um comentário:

  1. O modelo de lider apresentado na pesquisa é sem duvida o "Lider Ideal" aquele a quem todos buscam e gostariam de trabalhar, e deveria buscar Sê-lo.

    P.S.: Saudades enormes das aulas de "Liderança e Motivação"

    Alân Saymon. (GRH2.A 2010 - Manhã.)

    ResponderExcluir